terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Acabar com as lesmas e caracois


Deixo aqui uma listas de truque que fui lendo aí pela net. Espero que resultem:
  1. Melhor altura para as caçar é de noite. As lesmas têm hábitos nocturnos.
  2. «Como animal muito sensível à desidratação, a lesma pode morrer ao se jogar sal sobre ela. Tal fenómeno é devido à osmose, já que a concentração salina fora de seu corpo é muito maior. Popularmente isto é visto como um "derretimento". » In. Wikipédia
  3. Com cerveja: cortar uma garrafa de litro de água ao meio, e enterrar de cabeça para baixo (com a tampa). Colocar a cerveja que as lesmas não conseguem resistir, misturada ou não com sal. Também se pode usar um prato raso, com um pano por cima. Em princípio, oas lesmas alojar-se-ão sob o tecido durante a noite. De manhã é só ir lá e matá-las.
  4. O mesmo que com a cerveja mas com leite: "Distribuir no chão, ao redor das plantas, estopa ou saco de amiagem molhado com água e um pouco de leite. De manhã, virar a estopa ou o saco utilizado e matar as lesmas que se reuniram embaixo". In. Ambiente Brasil
  5. Isca de casca de batatas: Colocar o prato próximo às plantas infestadas, em pontos estratégicos. No dia seguinte matar as lesmas com sal de cozinha.
  6. Outro alimento que não conseguem resistir é a laranja. Por isso, pode-se colocar uma laranja aberta e esperar que elas a invadam para mandar sal para cima delas (mas em pouca quantidade, para não contaminar o solo de modo a ficar estéril)
  7. Também é mencionado o melão e a melania com atrativos de lesmas, especialmente para a catação manual.
  8. Esmagá-las com as luvas ou, preferencialmente com os pés. (único processo com 100% de eficácia.) - catacão manual ou prevenção cultural
  9. Colocar cascas de ovos esmagadas ou cascas de caracóis, conchas partidas ou cinzas nos vasos. Para além de adubar os vasos, as lesmas não gostam de deslizar sobre estas superfícies (será que lhes lembra um mini cemitério da sua família?).
  10. Outra barreira popular é a cal.
  11. As lemas detestam as seguintes plantas que podem agir com preventivo: calendula, cosmos, equinácea, papoila, e alfazema.
  12. Besouros e passarinhos são seus predadores naturais. As galinhas podem ser uma boa opção.
  13. "O “Jornal Horticolo-Agricola” de Outubro de 1904, citando o “Bulletin de la Société d’Horticulture de Genève”, sugere ainda mais uma técnica para tentar acabar com estas pragas. Um horticultor colocou à tarde a um canto da sua horta umas poucas de cenouras; de manhã cedo quando as ia buscar, verificou em volta delas, grande quantidade de lesmas e caracóis. Repetiu a experiência, espalhando pequenos montes de cenouras em vários pontos da horta. Calculou que no espaço de dois dias matava 460 caracóis e lesmas no espaço de um metro quadrado" In. Quinta do Sargaçal
  14. Evitar regar à noite, e as acumulações de àgua.

39 comentários:

RS Notícias disse...

Gostei das suas dicas. Irei usá-las em minha casa.

LÚCIO BORGES
Editor do site Contexto Político
(www.contextopolitico.com).

Sissy disse...

Acho um absurdo colocar sal nas lesmas... assisti a um noticiário em estudiosos relatavam que as lemas sentem muita dor quando jogamos sal nelas... deve haver uma maneira de matá-las sem sofrimento, ou melhor ainda, de evitar que elas apareçam...

SGL

Unknown disse...

Cara Sissy,

Não fossem as lesmas e as pragas de jardim eu seria budista. Pessoalmente eu mato-as esborrachando. Se isso me enoja ou me custa? - Claro! Mas tive de o aprender a fazer, pois acredite, quando é uma praga, é uma praga...

Unknown disse...

estas Lesma estão acabando com minha palntas, se elas sentem dores, to nem ai,,, só quero e me livrar desta praga...

ailson.br disse...

A melhor maneira de acabar com lesmas é o sal, estes bicho nojentos e sujos dão nojo em qualquer pessoa, não deixar elas fugir ou se esconder porque depois elas voltam.

Anónimo disse...

eu quero q essas lesma se foda...
se pudesse mete querosene e fogo nessa praga eu faria!!
imagina uma merda dessa no seu prato!
q nojo!! absurdo é pessoas morrendo torturadas e animais sofrendo torturas!! lesma éh praga e praga tem q combate pq se deixar pega uma doença na pessoa e quem sofre é a pessoa!
porisso taquem sal nessa praga mesmu...melhor q ela sofra do que uma pessoa inocente!!

Rosamarela disse...

Cansei de gastar sal, para matar lemas que estão acabando com minhas plantas e pricipalmente com o meu pé de acerola cheguei tira-do alo do pé, então reesolvi mata-las co agua fervendo, to nem ai faço que for preciso para proteger minhas plantas, então a sujestão, joguem agua fervendo.

Sheila Zanella disse...

Oi Susana!!
Adorei o teu blog, estava pesquisando sobre Lesmas e Caracóis para colocar no meu blog, então peguei algumas informações tuas e estou também dando os créditos ao teu blog. Caso queiras que eu retire é só me avisar. Ok?
Se quiser dar uma visitadinha o endereco é http://vidasuculenta.blogspot.com
ah..meu blog é sobre cactos e predominantemente suculentas, minhas preferidas...
Beijinhos
Sheila
http://vidasuculenta.blogspot.com

Unknown disse...

Adorei este blog... dicas muito úteis...
Eu tenho sofrido muito com lesmas no meu quintal...
Mas, para matá-las, nada melhor que vinagre...
Ela não se desmancha toda como acontece com o sal...
muuuuuuuuuuito eficiente...
Vale a pena tentar...
Abço

nandinha disse...

Uma coisa boa que experimentei foi cândida. É muito eficiente, elas morrem sem se derreter, sem sujeira! joga em cima dessas pragas!!!

Thiago e Katia disse...

Boa vou tenta pq elas dominaram Minha lavanderia que nem planta tem .é um nojo aff EU sei onde elas ficam vou paga um pedreiro Pra limpa la eles nao tem nojo De nada

Unknown disse...

Quando vc achar uma em cima da mesa da sua casa, vai mudar de ideia

Unknown disse...

Acabei de matar uma lesma com sal, e sou budista. Nada a ver. Tenho uma gata e fico com receio q ela coma e q a lesma transmita alguma doença pra minha gatinha q amo muito.

Robert Pardim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Uma boa maneira de as matar, é apanhá-las e deitá-las num recipiente com Coco-Cola. Um pouco de detergente de máquina de lavar (em pó) deitado em cima faz o mesmo efeito.

Unknown disse...

Gente simples, façam armadilhas com cerveja, d emanhã façam a catação e depois joguem pras galinhas comerem.

Robert Pardim disse...

É isso ai, ou se livramos delas ou elas acabam com nossas plantas. Meu jardim foi infestado por lesmas esses dias e foi um verdadeiro trabalho para conseguir remover. Parabéns pelo blog e pelas dicas Susana!

Tags: grama, gramas, comprar grama, grama preço, grama esmeralda, comprar grama esmeralda, grama esmeralda preço, grama esmeralda cuidados, grama batatais, grama batatais preço, grama são carlos, grama são carlos preço, grama bermuda, grama bermuda preço, grama coreana, grama coreana preço, grama santo agostinho, grama santo agostinho preço, grama para jardim, como plantar grama, como plantar grama esmeralda, tipos de grama, grama natural, grama para campo de futebol, grama para sombra, grama para talude, grama para paisagismo residencial, controle de plantas daninhas.

jm disse...

Vou utilizar todas as sugestões. Estou desesperada com estas lesmas pelo meu quintal. Vem de todos os lados. É uma praga. Obrigada

Gordinha Nunca Mais disse...

Tenta dar anestésico na boquinha delas pra não sentirem dor então, eu jogo sim mt sal porque este bicho asqueroso transmite doenças , eu mato , prefiro que ela sinta dor , do que meu filho pequeno pegue uma doença , jogo muito sal .

bruna disse...

ai gente essas lesmas nojentas afff, acredita que entrou na minha sala?ela deixa um rastro brilhante que horror,o quintal fica cheio quando está chovendo ,até dentro da minha moto tinha uma praga dessas !

Habbo disse...

Na minha casa esta cheio de lesma, isso pq não tenho plantas no meu quintal , e nem terra.. Nem nada! Estou com muito medo do meu cachorro comer e ficar doente, não sei mais oque eu faço.

Unknown disse...

Sissy, e a louça, já lavou?

Unknown disse...

Sissy, e a louça, já lavou?

Unknown disse...

Sissy, e a louça, já lavou?

E-Music disse...

Boa dica: engula as lesmas, assim elas não sentirão dor! Bom apetite!!!!!!

E-Music disse...

Boa dica: engula as lesmas, assim elas não sentirão dor! Bom apetite!!!!!!

Lesmylda da Horta Viscosa disse...

Dá um beijinho nela minha filha! Põe ela tb para dormir contigo!!! Aliás faça dela um bichinho de estimação!! Tá lesada??kkkk

Lesmylda da Horta Viscosa disse...

Dá um beijinho nela minha filha! Põe ela tb para dormir contigo!!! Aliás faça dela um bichinho de estimação!! Tá lesada??kkkk

Lesmylda da Horta Viscosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

GENTE, PROCUREM EM CASAS AGROPECUÁRIAS POR LESMICIDA, É UM GRANULADO QUE ELAS COMEM E MORREM

Unknown disse...

lesma são vemenosas minha filha pegou uma oque eu fasso?

Unknown disse...

O maior problema é justamente a gosma que o caracol (caramujo africano) solta, pois estão altamente contaminados por vermes que MATAM o ser humano!
É preciso fazer a coleta de maneira que não se esmague as bichanas, evitando o derramamento de ovos. Tem que catá-las e colocar numa vasilha com água fervente,água sanitária ou sal. Postei em minha coleção "Sintomas e Soluções" todas as dicas. O problema está na secreção!

JHONNIS disse...

AMEI ESSE BLOG, SOU DE JAGUAQUARA BAHIA, EM 2005, O FILHO DE NOSSA SECRETÁRIA, ELE DE 1 ANO E MEIO COLOCOU UMA LESMA NA BOCA, COM 24 HS FOIA ÓBITO;; MUITO PERIGOSO ESSA GOSMA QUE ELA LIBERA;;

mcg disse...

existe sim uma maneira de acabar com elas sem por sal, faz o mesmo procedimento cm a cerveja e depois cata elas e põe num saco e taca fora.
como eles causam micose á pele humana o melhor é fazer este procedimento com a mão protegida e com algo que seja descartado depois)

Unknown disse...

Sou matador de lesmas sem elas sentir dores. E so chamar no privado. Kkk

Esmeralda disse...

Realmente uma praga dificíl de lidar!

Grama Esmeralda
Grama Batatais
Grama Bermudas
Grama Coreana
Grama São Carlos
Grama Santo Agostinho

G. Esmeralda disse...

Lesmas, dizer o que delas...

Unknown disse...

Concordo com você, também me preocupo com isso.

Unknown disse...

Concordo com você, também me preocupo com isso. Tenho pesquisado sobre alguma maneira que acabe com elas e não sintam dor...