terça-feira, 30 de Dezembro de 2008

Acabar com as lesmas e caracois


Deixo aqui uma listas de truque que fui lendo aí pela net. Espero que resultem:
  1. Melhor altura para as caçar é de noite. As lesmas têm hábitos nocturnos.
  2. «Como animal muito sensível à desidratação, a lesma pode morrer ao se jogar sal sobre ela. Tal fenómeno é devido à osmose, já que a concentração salina fora de seu corpo é muito maior. Popularmente isto é visto como um "derretimento". » In. Wikipédia
  3. Com cerveja: cortar uma garrafa de litro de água ao meio, e enterrar de cabeça para baixo (com a tampa). Colocar a cerveja que as lesmas não conseguem resistir, misturada ou não com sal. Também se pode usar um prato raso, com um pano por cima. Em princípio, oas lesmas alojar-se-ão sob o tecido durante a noite. De manhã é só ir lá e matá-las.
  4. O mesmo que com a cerveja mas com leite: "Distribuir no chão, ao redor das plantas, estopa ou saco de amiagem molhado com água e um pouco de leite. De manhã, virar a estopa ou o saco utilizado e matar as lesmas que se reuniram embaixo". In. Ambiente Brasil
  5. Isca de casca de batatas: Colocar o prato próximo às plantas infestadas, em pontos estratégicos. No dia seguinte matar as lesmas com sal de cozinha.
  6. Outro alimento que não conseguem resistir é a laranja. Por isso, pode-se colocar uma laranja aberta e esperar que elas a invadam para mandar sal para cima delas (mas em pouca quantidade, para não contaminar o solo de modo a ficar estéril)
  7. Também é mencionado o melão e a melania com atrativos de lesmas, especialmente para a catação manual.
  8. Esmagá-las com as luvas ou, preferencialmente com os pés. (único processo com 100% de eficácia.) - catacão manual ou prevenção cultural
  9. Colocar cascas de ovos esmagadas ou cascas de caracóis, conchas partidas ou cinzas nos vasos. Para além de adubar os vasos, as lesmas não gostam de deslizar sobre estas superfícies (será que lhes lembra um mini cemitério da sua família?).
  10. Outra barreira popular é a cal.
  11. As lemas detestam as seguintes plantas que podem agir com preventivo: calendula, cosmos, equinácea, papoila, e alfazema.
  12. Besouros e passarinhos são seus predadores naturais. As galinhas podem ser uma boa opção.
  13. "O “Jornal Horticolo-Agricola” de Outubro de 1904, citando o “Bulletin de la Société d’Horticulture de Genève”, sugere ainda mais uma técnica para tentar acabar com estas pragas. Um horticultor colocou à tarde a um canto da sua horta umas poucas de cenouras; de manhã cedo quando as ia buscar, verificou em volta delas, grande quantidade de lesmas e caracóis. Repetiu a experiência, espalhando pequenos montes de cenouras em vários pontos da horta. Calculou que no espaço de dois dias matava 460 caracóis e lesmas no espaço de um metro quadrado" In. Quinta do Sargaçal
  14. Evitar regar à noite, e as acumulações de àgua.

13 comentários:

LUCIO MACHADO BORGES disse...

Gostei das suas dicas. Irei usá-las em minha casa.

LÚCIO BORGES
Editor do site Contexto Político
(www.contextopolitico.com).

Sissy disse...

Acho um absurdo colocar sal nas lesmas... assisti a um noticiário em estudiosos relatavam que as lemas sentem muita dor quando jogamos sal nelas... deve haver uma maneira de matá-las sem sofrimento, ou melhor ainda, de evitar que elas apareçam...

SGL

Susana Gonçalves disse...

Cara Sissy,

Não fossem as lesmas e as pragas de jardim eu seria budista. Pessoalmente eu mato-as esborrachando. Se isso me enoja ou me custa? - Claro! Mas tive de o aprender a fazer, pois acredite, quando é uma praga, é uma praga...

elizabet1962 disse...

estas Lesma estão acabando com minha palntas, se elas sentem dores, to nem ai,,, só quero e me livrar desta praga...

ailson.br disse...

A melhor maneira de acabar com lesmas é o sal, estes bicho nojentos e sujos dão nojo em qualquer pessoa, não deixar elas fugir ou se esconder porque depois elas voltam.

cleriston disse...

eu quero q essas lesma se foda...
se pudesse mete querosene e fogo nessa praga eu faria!!
imagina uma merda dessa no seu prato!
q nojo!! absurdo é pessoas morrendo torturadas e animais sofrendo torturas!! lesma éh praga e praga tem q combate pq se deixar pega uma doença na pessoa e quem sofre é a pessoa!
porisso taquem sal nessa praga mesmu...melhor q ela sofra do que uma pessoa inocente!!

Rosamarela disse...

Cansei de gastar sal, para matar lemas que estão acabando com minhas plantas e pricipalmente com o meu pé de acerola cheguei tira-do alo do pé, então reesolvi mata-las co agua fervendo, to nem ai faço que for preciso para proteger minhas plantas, então a sujestão, joguem agua fervendo.

Sheila Zanella disse...

Oi Susana!!
Adorei o teu blog, estava pesquisando sobre Lesmas e Caracóis para colocar no meu blog, então peguei algumas informações tuas e estou também dando os créditos ao teu blog. Caso queiras que eu retire é só me avisar. Ok?
Se quiser dar uma visitadinha o endereco é http://vidasuculenta.blogspot.com
ah..meu blog é sobre cactos e predominantemente suculentas, minhas preferidas...
Beijinhos
Sheila
http://vidasuculenta.blogspot.com

Mônica Chirosa disse...

Adorei este blog... dicas muito úteis...
Eu tenho sofrido muito com lesmas no meu quintal...
Mas, para matá-las, nada melhor que vinagre...
Ela não se desmancha toda como acontece com o sal...
muuuuuuuuuuito eficiente...
Vale a pena tentar...
Abço

nandinha disse...

Uma coisa boa que experimentei foi cândida. É muito eficiente, elas morrem sem se derreter, sem sujeira! joga em cima dessas pragas!!!

Thiago e Katia disse...

Boa vou tenta pq elas dominaram Minha lavanderia que nem planta tem .é um nojo aff EU sei onde elas ficam vou paga um pedreiro Pra limpa la eles nao tem nojo De nada

Elton Poleza disse...

Quando vc achar uma em cima da mesa da sua casa, vai mudar de ideia

Lupércia Loopy disse...

Acabei de matar uma lesma com sal, e sou budista. Nada a ver. Tenho uma gata e fico com receio q ela coma e q a lesma transmita alguma doença pra minha gatinha q amo muito.