Também conhecida por: Planta Aranha, Gravatinha,Dracena
Família:Agavaceae
Floresce: Verão
Altura: 10 a 60 cm
Originária: África do Sul e Ásia
Tolera: pequenos períodos de seca
"De Fevereiro a Setembro regue a C. elatum liberalmente e adube-a uma vez por semana. Regue-a parcimoniosamente desde Outubro até ao fim de Janeiro e conserve-a a uma temperatura inferior a 7º C." In. SEDDON, George:O Jardim em sua Casa, Círculo de Leitores, 1976, p. 48
Ciclo: Perene
Multiplica-se por: divisão de touceira e pelas novas inflorescências, retirando-as da planta mãe e plantando-as num novo vaso.
Ideal para: cestas suspensas, interiores, mas também bordaduras e floreiras
Se ingerida é venenosa, não causando a morte, mas vómitos e perda de apetite (anorexia)
Melhor aposta: Dálias: São flores belíssimas, com grande variedade, que por todo o verão dão várias flores, muito duradouras, tanto na terra como após o corte. Valem bem o seu dinheiro.
Mais encantadoras: Íxias: São flores muito delicadas, de uma beleza incomparável, que floresce apenas num mês do ano, mas que para além de uma fácil reprodução, dão ao nosso jardim um toque de grande elegância.
Ciclames: A sua aparência delicada que lembra a forma de borboletas e o facto de florir a maior parte do Inverno, torna esta planta muito apetecível e apreciável.
Mais que uma planta de interior
Sabia que uma planta de interior é mais que um elemento puramente decorativo? Uma planta numa casa faz melhorar o ambiente familiar e dos seus habitantes e renova o ar. Também, com a renovação do ar, pode remover algumas partículas que são alérgicas. Em alguns casos, este toque de verde pode inclusivamente evitar uma depressão de Inverno.
Quando fiz este blog, fi-lo com a intenção de deixar informação colectada o mais completa possível sobre os artigos, uma vez que encontro sempre esta informação muito dispersa e de forma , muitas vezes , escassa e noutras línguas. Serve de apontamentos para mim, e por minha boa vontade, para os outros. Não tem fins lucrativos e não tem, direitos de registo.Sempre que cito uma fonte escrita, faço-o segundo as regras da citação. Faço-o porque creio que as boas fontes merecem ser citadas. Quando ilustro, faço através de busca de imagens no google e tento ilustrar da forma mais agradável. Não pretendo tirar o mérito de quem tirou as fotos, nem assumo que esse mérito é meu. O meu único mérito seria talvez o bom gosto, paciência e boa vontade. Se alguém encontrar aqui alguma foto de sua autoria, encare isso como um acto de lisonjea. Se não mencionei o seu autor, não foi por mal, mas por lapso e sinceramente por preguiça. De resto, agradeço a todos que têem, tal como eu, a vontade de partilhar com os outros o seu bom gosto, a sua boa vontade e o seu saber. A todos esses, um bem haja.
Só a reciclar podemos dar uma oportunidade ao planeta:
Sem comentários:
Enviar um comentário