terça-feira, 15 de julho de 2008

Ciclame

Ciclame
  • Nome científico: Cyclame persicum
  • Também conhecido por ciclame-da-persia, violeta-dos-alpes, ciclame-de-alepo
  • Semear: A partir de Setembro até Maio (Idealmente no final do Verão)
  • Transplantar em Agosto
  • Profundidade: Cobrir o tubérculo por 1/3 ou metade
  • Distancia: 1 flor por vaso
  • Floresce: Setembro a Março
  • Temperatura 12ºC a 18ºC (máximo 5ºC)
  • Altura: 20 cm. ( max. 30 cm.)
  • Prefere o sol parcial ou sombra
  • Prefere locais ventilados mas sem ventos fortes onde receba a luz da manhã
  • Manter certo grau de humidade mas evitar excessos de água; não suporta humidade nem calor em excesso
  • No Inverno regar a cada 3 dias
  • "Quando a planta estiver em pleno crescimento, do Outono até ao final do Inverno, conserve a terra apenas húmida. Depois da época de crescimento, vá regando gradualmente menos e deixe a planta secar" In. SEDDON, George: O Jardim em sua Casa, Círculo de Leitores, 1976, p. 50
  • O excesso de água pode apodrecer o bolbo
  • Carece de 1/4 de terra comum, 1/4 de terra vegetal e 1/2 de arreia
  • Coloque gravilha no prato para a planta obter a humidade suficiente
  • Originária: Europa, Ilhas Gregas e Mediterrâneas, Síria
  • Indicado para vasos e planta de interior
  • Planta perene
  • Multiplica-se por bolbo e semente
  • Floresce ao final de 15 meses após semear, isto é, mais que um ano
  • Assim que as folhas murcharem e caírem, devesse retirar, puxando, as hastes, de modo a removê-las da planta pois podem prejudicar a planta
  • Atraem borboletas
  • Significado: "Amor maternal"In. GREENAWAY, Kate: A Linguagem das flores, Círculo de Luitores, 1977
  • Simboliza o crescimento interior e sugere o ciúme, a resignação e o adeus. Ideal para locais de reflexão.








4 comentários:

Unknown disse...

Olá.
Na verdade tenho uma dúvida. Adquiri um vasinho com esta flor e gostaria de saber se faz mal para gatos. Tenho 3 e percebi que elas ficaram "alucinadas" pela planta. Todas subiram no balcão onde estava e começaram a comê-la. Tive de esconder no banheiro e trancar a porta...
Adriana

Unknown disse...

Cara Adriana

Também tenho 4 gatos e nunca reparei que eles se fixassem no ciclame (ao contrário de algumas outras plantas), mas de facto, após uma pequena busca na Internet encontrei este site que contra-indica os ciclames para gatos:

http://gatoslivres.errantes.org/dicas05.htm

Diz lá que o principio tóxico é ciclamina;Os sintomas clínicos vómitos, inflamação gastrointestinal e morte.

Acho que a Adriana teve uma observação muito perspicaz. Eu nem sabia disto, mas estamos sempre a aprender.

O site fica de nota para futuras consultas ;)

Se quiser apreciar o seu ciclame, de qualquer forma, pode fazer como eu: eu tenho o meu ciclame protegido num aquário que não é utilizado por ter uma aresta partida. Quem diz um aquário, diz uma jarra mais fechada ou qualquer coisa de vidro que os seus gatinhos não consigam alcançar. Às vezes até um amigo pode ter um que já não utiliza e que não se importará de lhe dar. Não só protegerá os seus gatinhos da toxicidade do ciclame, como o ciclame dos ventos mais fortes.

Espero ter ajudado! E obrigada pela nota de atenção!

fe scognamiglio disse...

Comprei 3 vasos de ciclame e 2 deles apodreceram as folhas e as flores, ai cortei até a aste e deixei assim, dentro do próprio vaso.Ápos 3 dias vi que até o bulbo estava apodrecendo.
E agora o que eu posso fazer?
Ou quais as orientações que vc pode me dar para não acontecer o mesmo com o outro vaso que tenho!

Aline De Oliveira disse...

Percebi que minha gata ficou alucinada por uma celosia plumosa alguém sabe me dizer se e toxica?