Prefere locais ventilados mas sem ventos fortes onde receba a luz da manhã
Não gosta do excesso de água, pois água em excesso pode apodrecer o bolbo, mas precisam de muita àgua
Carece de um solo argilo-arenoso
São maus competidores, por isso deve-se tentar desbastar todas as ervas daninhas que surjam à sua volta
Originária: Madagascar e Eurásia
Deve-se remover as flores murchas para encorajar outras a abrirem
Cortar dois ou três bortos de cima ajuda a endireitar o caule e ajuda as outras flores a abrirem
Indicado para vasos, canteiros e corte
Remover as flores murchas para encorajar as outras a abrirem
Após florir, deve-se retirar todo o pé da flor, cortando o mais perto da terra possível, para prevenir a propagação de qualquer doença
Multiplica-se por bolbo (cormo) e pelos bulbilhos que se criam à volta do bolbo principal
Os bolbos e bulbilhos devem ser retirados da terra e destacados, e guardados no Outono, até à época de plantio (normalmente 6 a 8 semanas depois de ter florescido.
Significado: Victoria, Recordação, Desejo, e oferecida a alguém "Perfuras-me o coração"ou "O meu coração desafia-te". Também podia significar a hora do encontro entre os amados, que igualava o número de flores no caule.
O nome do gladíolo é derivado do latim, "gladius" que significa "espada". Isto reflecte a forma das folhas que se erguem lembrando as espadas, mas esta era também a flor oferecida aos gladiadores romanos no final dos combates.
Também conhecido por ciclame-da-persia, violeta-dos-alpes, ciclame-de-alepo
Semear: A partir de Setembro até Maio (Idealmente no final do Verão)
Transplantar em Agosto
Profundidade: Cobrir o tubérculo por 1/3 ou metade
Distancia: 1 flor por vaso
Floresce: Setembro a Março
Temperatura 12ºC a 18ºC (máximo 5ºC)
Altura: 20 cm. ( max. 30 cm.)
Prefere o sol parcial ou sombra
Prefere locais ventilados mas sem ventos fortes onde receba a luz da manhã
Manter certo grau de humidade mas evitar excessos de água; não suporta humidade nem calor em excesso
No Inverno regar a cada 3 dias
"Quando a planta estiver em pleno crescimento, do Outono até ao final do Inverno, conserve a terra apenas húmida. Depois da época de crescimento, vá regando gradualmente menos e deixe a planta secar" In. SEDDON, George:O Jardim em sua Casa, Círculo de Leitores, 1976, p. 50
O excesso de água pode apodrecer o bolbo
Carece de 1/4 de terra comum, 1/4 de terra vegetal e 1/2 de arreia
Coloque gravilha no prato para a planta obter a humidade suficiente
Originária: Europa, Ilhas Gregas e Mediterrâneas, Síria
Indicado para vasos e planta de interior
Planta perene
Multiplica-se por bolbo e semente
Floresce ao final de 15 meses após semear, isto é, mais que um ano
Assim que as folhas murcharem e caírem, devesse retirar, puxando, as hastes, de modo a removê-las da planta pois podem prejudicar a planta
Atraem borboletas
Significado: "Amor maternal"In. GREENAWAY, Kate: A Linguagem das flores, Círculo de Luitores, 1977
Simboliza o crescimento interior e sugere o ciúme, a resignação e o adeus. Ideal para locais de reflexão.
Como flor de corte, deve-se cortar pelo fim do caule e colocá-las em água morna; devem durar coisa de uma semana
Devem-se agrupar em 6 ou 8 ou 12 dependendo do tamanho do vaso. São plantas que tal como as pessoas são sociáveis e dão-se melhor se acompanhadas
Multiplica-se por bolbo e semente ( a semente é semeada no Outono para que possa ter o máximo de tempo possível para se desenvolver, depois de germinar)
Apenas apanhar os bolbos se estes ficarem muito grossos; levantá-los só quando a rama ficar seca
O seu nome deriva do grego "visco" ou "engodo de pássaros"
Melhor aposta: Dálias: São flores belíssimas, com grande variedade, que por todo o verão dão várias flores, muito duradouras, tanto na terra como após o corte. Valem bem o seu dinheiro.
Mais encantadoras: Íxias: São flores muito delicadas, de uma beleza incomparável, que floresce apenas num mês do ano, mas que para além de uma fácil reprodução, dão ao nosso jardim um toque de grande elegância.
Ciclames: A sua aparência delicada que lembra a forma de borboletas e o facto de florir a maior parte do Inverno, torna esta planta muito apetecível e apreciável.
Mais que uma planta de interior
Sabia que uma planta de interior é mais que um elemento puramente decorativo? Uma planta numa casa faz melhorar o ambiente familiar e dos seus habitantes e renova o ar. Também, com a renovação do ar, pode remover algumas partículas que são alérgicas. Em alguns casos, este toque de verde pode inclusivamente evitar uma depressão de Inverno.
Quando fiz este blog, fi-lo com a intenção de deixar informação colectada o mais completa possível sobre os artigos, uma vez que encontro sempre esta informação muito dispersa e de forma , muitas vezes , escassa e noutras línguas. Serve de apontamentos para mim, e por minha boa vontade, para os outros. Não tem fins lucrativos e não tem, direitos de registo.Sempre que cito uma fonte escrita, faço-o segundo as regras da citação. Faço-o porque creio que as boas fontes merecem ser citadas. Quando ilustro, faço através de busca de imagens no google e tento ilustrar da forma mais agradável. Não pretendo tirar o mérito de quem tirou as fotos, nem assumo que esse mérito é meu. O meu único mérito seria talvez o bom gosto, paciência e boa vontade. Se alguém encontrar aqui alguma foto de sua autoria, encare isso como um acto de lisonjea. Se não mencionei o seu autor, não foi por mal, mas por lapso e sinceramente por preguiça. De resto, agradeço a todos que têem, tal como eu, a vontade de partilhar com os outros o seu bom gosto, a sua boa vontade e o seu saber. A todos esses, um bem haja.
Só a reciclar podemos dar uma oportunidade ao planeta: